A Fábula da Criação

O que aconteceria se dois palhaços - com características bem brasileiras - resolvessem ajudar Deus a criar um ser perfeito? A resposta está no espetáculo "A Fábula da Criação", da companhia Bonecos Urbanos, de São Paulo.

Mesclando as características do malandro do Rio de Janeiro, os
costumes do caipira do Interior de São Paulo, o jeitinho do povo nordestino, os palhaços usam de toda ginga para encarar a missão. Interpretados por Eduardo Alves e Rubinho Louzada, os palhaços sugerem elementos que precisam ser destacados nesse ser diferencial, mas acabam sempre chegando à forma de um animal já existente.

A atriz Cátia Pires é a responsável pelo poder de Deus, numa atuação que most
ra um ser supremo sem sexo, que não age de maneira feminina e nem masculina. Ela é forte em vários momentos, mas também fraca e insegura em outros, assim como os seres criados por Ele.

Contando com a direção de Fernando Gomes, que também dirige o programa "Cocoricó", da TV Cultura, a montagem explora a versatilidade dos atores - bonequeiros, mímicos, palhaços, músicos e malabaristas.

Habituado a desen
volver espetáculos baseados no teatro de animação, o grupo também se utiliza de bonecos de diferentes técnicas (vara, manipulação direta, fantoches, entre outros). "Os elementos que compõem o espetáculo reforçam a linha seguida, baseada em festas populares, como a riqueza e variação de ritmos, das músicas a coreografias especialmente compostas para o espetáculo", comenta Louzada.

Toda a história é transmitida em muito movimento e música. A trilha foi especi
almente produzida para a montagem por Jonathan Silva, e se baseia em ritmos tradicionais e danças populares brasileiras como o Cacuriá, Coco de Roda e a Ciranda. No decorrer da trama, a companhia introduziu alguns recursos circenses, como malabares e acrobacias de solo, técnicas que reforçam a idéia do palhaço presente na montagem.

Completando 10 anos, a companhia já conta com repertório vasto, entre as
atrações "Brincando com os Deuses do Olimpo" (1998), "Buzum dos Bonecos" (1999), "Emede (Encontro de Maestros Internacionalmente Desconhecidos)" (2000), "Lúdico Samba" (2006), "Bonecos Ritmos e Músicas" (2007), entre outros.


O quê?
A Fábula da Criação
Quem? Cia. Bonecos Urbanos
Onde? Biblioteca Municipal Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485 - Consolação
11 3865 8019
Quando? 19/10 - Domingo
11:00
Quanto? Entrada franca

Fonte: Folha da Região e Titerenet

0 comentários:

Postar um comentário

Próximos eventos