Palavra Cantada e o Grupo Giramundo


Ramon & Maraó é uma opereta infanto-juvenil cujo enredo e as letras das canções foram criados por José Tatit, sobre música de Robert Schumann. O espetáculo que entra em temporada no mês de novembro, no Sesc Vila Mariana tem direção musical de Paulo Tatit e Sandra Peres e direção cênica de Gustavo Kurlat.

Pretendendo explorar o casamento entre o erudito e o popular, José Tatit foi buscar em duas peças para piano de Schumann, criadas no ano de 1838, Kinderszenen, op.15 (Cenas Infantis) e Arabeske, op.18, um conjunto seqüencial de 14 fantásticas melodias. Sobre esse material, compôs 14 canções inseridas num enredo dramático e poético, criando então uma estrutura narrativa própria da ópera.

O tema trata do amor inocente entre dois pré-adolescentes, Ramom e Maraó. Apesar de usar uma linguagem atual e característica do nosso país, o tempo/espaço da peça é atemporal e universal, na medida em que aborda um sentimento arquetípico que atravessa toda a história do homem. Nesse sentido, assemelha-se às histórias consagradas como as de Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, dentre tantas. O diferencial está na adaptação do tema para o contexto espontâneo e natural do mundo infantil, expondo conteúdos dramáticos que levamos conosco desde os primeiros tempos.

No palco teremos as três principais gerações do homem; a infância (na verdade, sua passagem para a adolescência), nos personagens principais, o menino Ramon e a menina Maraó, representados por bonecos manipuláveis (criados pelo conceituado grupo mineiro Giramundo Teatro de Bonecos, a partir do projeto gráfico do artista Odilon Moraes); Os bonecos ganham vida e emocionam pela expressão e beleza; a idade adulta é representada pelos músicos-atores do coro, e nos vocais de Paulo Tatit e Sandra Peres; a terceira idade, na figura principal do casal de narradores da história, vividos pelos atores Javert Monteiro e Lilian Blanc.

Apesar de a motivação inicial advir das melodias do compositor alemão, a opereta se revelará genuinamente contemporânea, seja pelo enredo, seja pelas concepções musical e cênica. Esse novo trabalho é o primeiro da dupla dedicado a um público de mais idade (os pré-adolescentes), mas não será diferente numa característica marcante da Palavra Cantada – agradar também aos adultos.

Ramom e Maraó vem de encontro aos últimos anseios da Palavra Cantada que já introduzira em alguns de seus projetos o universo da música erudita. Assim foi com o CD Dez Anos da Palavra Cantada, com arranjos elaborados para um quarteto de cordas; com os shows feitos em Parceria com orquestras, no Auditório Ibirapuera, no Parque Villa-Lobos e no SESC Santos e no projeto O Som é Assim, de 2003, composto por oito musicais distintos, cujo roteiro também foi escrito por José Tatit.

O projeto Ramom e Maraó foi contemplado na Selecão 2006/2007 do Programa Petrobras Cultural com o Patrocínio da Petrobras. A CSN também patrocina o projeto através da Fundação CSN. O patrocínio de duas grandes empresas como a Petrobrás e a CSN possibilitou a realização de um projeto ousado, que inaugura uma nova frente de atuação da Palavra Cantada: a dos musicais infantis. Além da qualidade musical que sempre caracterizou o selo, pretendem alcançar o mesmo patamar em tudo o que se refere ao caráter cênico, trabalhando para isso com profissionais de alto nível.

Mais? Portal SESC SP


Fonte: Palavra Cantada

0 comentários:

Postar um comentário

Próximos eventos